Warning: Declaration of YOOtheme\Theme\Wordpress\MenuWalker::walk($elements, $max_depth) should be compatible with Walker::walk($elements, $max_depth, ...$args) in /home/rafazimbaldi/www/novo/wp-content/themes/yootheme/vendor/yootheme/theme/platforms/wordpress/src/Wordpress/MenuWalker.php on line 8

Sob a presidência de Rafa, telões multimídia e tablets para votação eletrônica são instalados no plenário, garantindo mais agilidade e transparência

Transparência e dinamismo são duas das maiores marcas de Rafa Zimbaldi. Não à toa, como presidente ele implementou o portal da Transparência da Câmara nos moldes exigidos por lei e que até então não tinham sido atendidos  – inclusive informando os salários de todos os servidores públicos – e a ouvidoria da Casa, ampliou a atuação e programação da TV Câmara para mostrar tudo o que é feito no Legislativo, possibilitou que a população não só acompanhasse as audiências públicas pela tevê como ainda mandassem perguntas via Internet. Foram inúmeras ações neste sentido e a mais recente é a colocação de telões e tablets para votação eletrônica na Câmara.

“Os telões multimídia  registram e mostrar aos presentes os votos dos vereadores, quem está naquele momento na sessão e diversas outras informações durante as reuniões realizadas na Câmara. Isso é muito importante porque possibilita, em primeiro lugar, mais transparência: a população que está na Casa assistindo a reunião consegue identificar quem está presente, como votou o seu vereador e os demais, enfim, tudo fica cristalino, possibilitando o acompanhamento dos cidadãos”, diz Rafa.

Além disso, os vereadores podem acessar informações sobre os projetos votados em seus tablets e, por ser totalmente integrado ao sistema de informática da casa, o sistema registra tudo com muito mais rapidez e efetividade.  “Diversas Câmaras da região e do país já se utilizam de telões para dar mais transparência às votações e, no nosso caso, iremos além disso, pois o sistema integrado permitirá maior agilidade e eficiência nas reuniões”, enfatiza Rafa.

Compostos por diversas telas, os videowalls – cada um tem de medida total cerca de 3m10 x 2 metros – podem exibir informações diferentes ao mesmo tempo. Ou seja, durante a votação de um projeto, por exemplo, parte do telão exibe o registro dos votos enquanto outra mostra o texto do PL sendo apreciado ou transmite a imagem gerada pela TV Câmara da votação. Ou, em outra situação, o texto de um projeto de lei pode ser exibido de maneira simultânea à transmissão de um discurso de um parlamentar que está encaminhando o voto.

Também não haverá mais necessidade da utilização de projetor quando houver palestras ou exposições na Câmara (todas abertas e gratuitas à população): a exibição do palestrante pode ser projetada diretamente pelos telões.  Os tablets das mesas dos parlamentares – que são acionados com identificação biométrica, login e senha  – também tem outras possibilidades a eles além de votar, responder chamada e se inscreverem para falar. O parlamentar poderá, por exemplo, abrir arquivos em PDF com a íntegra de projetos ou mesmo pesquisar nos sistemas da Câmara documentos ou matérias legislativas. E, vale lembrar sempre, tudo o que é feito via tablet já é registrado de maneira mais rápida nos sistemas, uma vez que eles são integrados.

dinamismo, ética, modernidade, Rafa Zimbaldi, telões, transparência, videowall