Warning: Declaration of YOOtheme\Theme\Wordpress\MenuWalker::walk($elements, $max_depth) should be compatible with Walker::walk($elements, $max_depth, ...$args) in /home/rafazimbaldi/www/novo/wp-content/themes/yootheme/vendor/yootheme/theme/platforms/wordpress/src/Wordpress/MenuWalker.php on line 8

SAMU Animal: Deu certo em Campinas e Rafa quer levar para todo o estado

Pioneiro no país para atender animais abandonados em situação de alto risco, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Animal é uma das propostas que Rafa quer defender na Assembléia do Legislativa como deputado estadual. Rafa teve participação fundamental na criação do serviço em Campinas e acredita que ele deve ser estendido para os municípios paulistas.

“Esse serviço nasceu de uma necessidade: Campinas tem hoje cerca de 20 mil animais em situação de rua e esse atendimento era extremamente necessário. A ambulância tem desfibrilador, oxigênio, tudo que uma unidade humana tem. Fomos até a Câmara, o Rafa abraçou o projeto e ele foi aprovado por unanimidade”, conta o conselheiro municipal de proteção animal Flávio Lamas, que também é vice presidente da Associação Amigos dos Animais de Campinas.

“O Samu animal atende uma demanda da causa animal e da população de Campinas, que também existe em todo o Estado. É importante deixar claro que essa demanda não significa em hipótese alguma que as outras devem ser deixadas de lado. A área da Saúde humana é uma das que mais necessita de atenção e também precisamos trabalhar por ela com afinco”, destaca Rafa Zimbaldi.

O Samu Animal conta com uma ambulância equipada para o transporte de bichos feridos por atropelamento, maus-tratos ou os que estão gravemente debilitados por doenças. Ele é acionado pelo telefone 156 ou pelo 199, na Defesa Civil de Campinas, fora do horário de expediente. “Segundo a veterinária Nayra Ribeiro de Novaes, praticamente 95% dos animais abandonados e atropelados são salvos pela ação do Samu Animal, números que conformam minha crença de que essa é uma iniciativa que precisa ser ampliada para outras cidades, uma bandeira pela qual vou lutar se for eleito como deputado estadual”, conta Rafa.

Ele finaliza explicando um pouco mais sobre a ideia. “Sabemos que é impossível ter Samu animal em todas as cidades do estado, até porque algumas são menores e talvez não tenham esta necessidade, mas nosso plano é que, nestes casos, ele exista em cidades centralizadas de uma mesma região e, sediado ali, possa atender os municípios mais próximos. Assim, queremos ter Samu Animal no máximo de cidades possíveis para que todas possam ser atendidas.”

40.000, Câmara, Causa animal, proposta, Rafa Zimbaldi, Samu animal, Saúde, saúde animal, Vereador