Warning: Declaration of YOOtheme\Theme\Wordpress\MenuWalker::walk($elements, $max_depth) should be compatible with Walker::walk($elements, $max_depth, ...$args) in /home/rafazimbaldi/www/novo/wp-content/themes/yootheme/vendor/yootheme/theme/platforms/wordpress/src/Wordpress/MenuWalker.php on line 8

Rafa Zimbaldi trabalha pela reativação da Delegacia de Proteção animal

O deputado estadual Rafa Zimbaldi se reuniu na manhã desta terça-feira (08/10) com o Delegado Titular do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo do interior 2 (Deinter-2), José Henrique Ventura e solicitou apoio para a reabertura da Delegacia de Proteção Animal de Campinas.

O órgão, que tecnicamente era um setor dentro de um Distrito Policial, funcionou até meados de 2013 e, desde então ativistas da causa reivindicam uma nova reestruturação. O deputado Rafa Zimbaldi que, enquanto presidente da Câmara de Campinas, conseguiu aprovar as leis que criaram o Estatuto dos Animais da cidade e também o SAMU Animal, afirma que seu mandato na esfera estadual quer fortalecer a causa.

“A proteção e bem-estar animal não é uma causa política e sim de saúde pública e como tal deve receber atenção do poder público, por isso, junto com especialistas da área, como o diretor do departamento de Proteção e Bem Estar Animal, Paulo Anselmo Nunes Felippe, a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Animais, Maria Jose Matos e o diretor nacional de proteção animal da Anamma (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente), Flávio Lamas estamos discutindo medidas concretas que como viabilizar esse setor novamente”, afirma Rafa.

De acordo com o departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, Campinas registrou um aumento de 25% nas reclamações de maus tratos no último ano e que acabam ficando sem a devida apuração criminal. Atualmente Campinas registra uma população pet (cães e gatos) de 165 mil animais.

O deputado entende que as delegacias civis passam por problemas de recursos humanos e estrutura física para abrir um departamento exclusivo para proteção animal, mas que é preciso buscar saídas. “O Dr. Ventura é uma pessoa com muita sensibilidade, sabemos dos obstáculos, mas nosso mandato está à disposição para viabilizar alternativas, assim como estamos cobrando para que a Delegacia de Homicídios saia do papel até o final deste ano, vamos também cobrar apoio do governo estadual para este outro pleito”, finaliza Rafa.