Warning: Declaration of YOOtheme\Theme\Wordpress\MenuWalker::walk($elements, $max_depth) should be compatible with Walker::walk($elements, $max_depth, ...$args) in /home/rafazimbaldi/www/novo/wp-content/themes/yootheme/vendor/yootheme/theme/platforms/wordpress/src/Wordpress/MenuWalker.php on line 8

Rafa Zimbaldi intermedia liberação de área para ampliação do Mario Gatti, verbas para criação de novas UTIs neonatais no CAISM e abertura diurna da UPA Carlos Lourenço

O deputado estadual Rafa Zimbaldi esteve durante toda esta segunda-feira (03/06) realizando encontros que possam melhorar o atendimento da saúde pública da região de Campinas. Pela manhã esteve com o presidente do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), Paulo Roberto Falcão Ribeiro acompanhado do presidente da Rede Mario Gatti de Campinas, Marcos Pimenta. A pauta do encontro foi solicitar do órgão de trânsito a troca da de uma área que compreende cerca de 3 mil m², localizada na parte de traz do hospital municipal por outro local na cidade. 

“Essa área é a antiga delegacia do CIRETRAN e atualmente está subutilizada sendo que no local podemos implantar uma unidade que estamos chamando de ‘Hospital Mario Gatinho’, para atendimento exclusivo da parte pediátrica”, revela Pimenta. 

Além de intermediar a troca da área, Rafa também se comprometeu em destinar emendas para que o local seja reformado e atenda o objetivo de ser uma unidade hospitalar. “A localização da área do DETRAN é estratégica para o atendimento, já que está localizada nas proximidades do Hospital Mario Gatti”, completa o deputado.

“Precisamos de um local para manter o arquivo do DETRAN, mas não temos necessidade que ele seja na área que pode ajudar a saúde pública. Temos total interesse em ajudar nesta proposição que tanto pode contribuir para a população, seria ótimo que todos os deputados viessem aqui com esse tipo de pedido”, comenta o presidente do órgão estadual de trânsito. 

Rafa vai solicitar um estudo das áreas ociosas do munícipio e até mesmo poderá encaminhar uma emenda para custear a obra de um galpão que atenda as necessidades do DETRAN. “A construção de um galpão para abrigar documentos de arquivo pode ser uma opção para liberarmos a área que pode se transformar no ‘Mario Gattinho’ e com certeza ajudar muito a saúde pública da nossa região”, acredita Rafa. 

*Secretária Estadual de Saúde*

Na parte da tarde, Rafa esteve na secretaria estadual de Saúde para solicitar, pessoalmente ao secretário José Henrique Germamm Ferreira, investimentos na área. Rafa solicitou a retomada de um convênio que foi firmado no governo anterior para que seja possível abrir a UPA Carlos Lourenço. “Tínhamos um compromisso da gestão anterior de um repasse mensal que cobriria os custos diurnos de operação da UPA, mas ele foi cancelado. No encontro com o secretário tivemos uma sinalização positiva de que esse aporte pode começar a partir do segundo semestre e, por isso, vamos iniciar um novo processo pedindo a liberação desta verba”, explica Rafa. 

O diretor do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), Luiz Otávio Zanatta Sarian também esteve neste encontro e pediu ao secretário estadual o aporte mensal de cerca de 600 mil reais para que seja possível criar mais dez leitos de UTIs neonatais. “Nossa principal necessidade é conter a superlotação que está atingindo índices de até 145%. Temos estrutura física e equipamentos para locar esses leitos, mas precisamos da verba”, diz Sarian. 

O diretor do CAISM também solicitou que o Estado auxilie com o investimento de uma estrutura para alocar o novo acelerador linear – equipamento utilizado para o tratamento oncológico – que já foi liberado pelo Ministério da Saúde. “Vamos receber o equipamento, mas não temos onde colocar”, lamenta Sarian. 

Rafa vai intermediar os pedidos e se comprometeu com o secretário de auxiliar junto aos demais deputados para que o orçamento da área da saúde do ano que vem seja ampliado, já que o orçamento deste ano veio pronta da gestão anterior. 

Noticias, Rafa Zimbaldi