Warning: Declaration of YOOtheme\Theme\Wordpress\MenuWalker::walk($elements, $max_depth) should be compatible with Walker::walk($elements, $max_depth, ...$args) in /home/rafazimbaldi/www/novo/wp-content/themes/yootheme/vendor/yootheme/theme/platforms/wordpress/src/Wordpress/MenuWalker.php on line 8

Educação e cidadania: Rafa visita escolas e recria o Parlamento Jovem, com vereadores-estudantes

Você com certeza já ouviu falar que a Educação é o futuro do país e que é preciso que os jovens participem e entendam melhor a política para que ela também melhore. O vereador Rafa Zimbaldi acredita nestas duas afirmações e, por isso, costuma visitar escolas – que também vêm conhecer a Câmara – para conversar e tirar dúvidas de estudantes das mais variadas idades. Além disso, Rafa recriou no legislativo o Parlamento Jovem, onde alunos de escolas são eleitos para atuar comovereadores-mirins, conhecendo de perto o trabalho do Legislativo e agindo eles mesmos como se fossem representantes da população.

Recentemente, Rafa esteve no Colégio elementar, onde falou a estudantes de nove a doze anos – depois, acompanhados por professores da escola, eles foram a Câmara para ver de perto o Legislativo. “Fiquei muito feliz em poder responder às perguntas dos muitos alunos que nos receberam com carinho e atenção. Além disso, recebi várias cartas com solicitações de melhorias para a nossa cidade, que encaminhei para a prefeitura e iremos cobrar para que sejam atendidas”, conta Rafa.

Quanto ao Parlaento Jovem, o programa começa em abril com edições destinadas a alunos de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas e particulare. O chamado PJ irá possibilita a participação dos alunos em uma jornada parlamentar na Câmara Municipal, onde cada um deles atuará como um jovem vereador.

“Acreditamos que esta é uma ótima oportunidade para os estudantes conhecerem melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal, e para as escolas trabalharem conteúdos relacionados à formação política e cidadã”, diz Rafa. O programa é coordenado pela  ELECAMP ( Escola do Legislativo de Campinas) e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e diversas outras instituições parceiras.

Vale lembrar que a proposta de Rafa reformulou o Parlamento – a última versão antes da atual encerrou-se em 2010. O diferencial deste Parlamento Jovem atual em relação às versões anteriores é justamente a formação que  é dada pela Elecamp a professores e aos próprios alunos participantes, garantindo embasamento aos parlamentares estudantis para que possam atuar no PJ.

Cada escola participante recebe material didático sobre diversos temas presentes na Constituição Federal para reflexão e discussão com os alunos na unidade escolar, e tem autonomia para decidir como faz a eleição do vereador-estudante que representará o colégio.

Os alunos eleitos tomam posse e, apadrinhados por um vereador, apresentam projetos, têm a oportunidade de aprender sobre o processo legislativo, desenvolver habilidades de argumentação, respeitando a diversidade de opiniões e construindo um olhar crítico sobre a realidade. As escolas que se inscreverem no site da Câmara Municipal estarão se candidatando às cadeiras do Parlamento Jovem.

Cidadania, Educação, escolas, Parlamento Jovem, política, vereadores