Warning: Declaration of YOOtheme\Theme\Wordpress\MenuWalker::walk($elements, $max_depth) should be compatible with Walker::walk($elements, $max_depth, ...$args) in /home/rafazimbaldi/www/novo/wp-content/themes/yootheme/vendor/yootheme/theme/platforms/wordpress/src/Wordpress/MenuWalker.php on line 8

Inclusão: Rafa determina ampliação de programas com janela em Libras na TV Câmara, beneficiando 48 mil pessoas

Desde que assumiu a presidência da Câmara Municipal de Campinas, o vereador rafa Zimbaldi vem trabalhando para que a programação da TV Cãmara seja mais abrangente, não só levando a 400 mil famílias de Campinas que têm TV com sinal UHF digital – e outras milhares com NET – as ações dos vereadores como também programas que valorizem a cultura e a educação da cidade e da região. Desde julho de 2016, porém, sob o comando de Rafa o canal deu um salto ainda maior para possibilitar uma maior a inclusão das 48 mil pessoas surdas que vivem em Campinas: a utilização de janelas em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) em mais programas do canal.

“Levamos ao ar um programa-teste em 19 de junho, para avaliar nossas possibilidades de produção, e foi um grande sucesso. Como vimos que era possível, decidimos aumentar o número de programas com a presença do Mauricio Guti, especialista em Libras que já fazia regularmente a tradução em tempo real de nossas sessões. Iniciamos com o próxima Parada, que é um programa sobre curiosidades, atrações e aspectos pouco conhecidos dos bairros de Campinas, e também inserindo as janelas de Libras nos demais programas inéditos, em especial os que tratam de saúde, pois fomos informados pelas entidades que lidam com os deficientes auditivos que há uma demanda muito grande deles por informações nesta área. Desta forma, iremosaumentar a oferta de programas com Libras no Canal Legislativo de maneira gradativa, crescente e contínua, de modo que muito em breve a maioria da nossa programação ou uma parte significativa dela terá a janela de libras”, diz Rafa.

O vereador explica que a TV também está inserindo o sistema de closed caption, que é obrigatório por lei para as TVs abertas, mas que as legendas não são a mesma coisa para os surdos. “Muitos deles não são alfabetizados, mas dominam Libras. Como disse a mãe de um garoto surdo que nos escreveu, português é a segunda língua deles: a primeira é Libras”, pontua. A TV Câmara Campinas transmite em UHF Digital 61.3 ou pelo canal 4 da NET, além da reprodução em tempo real no site oficial do Legislativo. Os programas – inclusive os com janelas em Libras – são colocados posteriormente no canal da TV no Youtube, podendo ser conferidos também por pessoas que não têm acesso aos canais pelas vias tradicionais.

Inclusão, Libras, Rafa Zimbaldi, TV Câmara