Deputados aprovam relatório da CPI da Barragem apresentado por Rafa Zimbaldi

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou a situação da segurança da Barragem de Salto Grande, localizada em Americana, deputado Rafa Zimbaldi apresentou nesta terça-feira (05/11) aos colegas parlamentares o relatório final dos trabalhos, apontando o que já havia sido afirmado em todos os outros encontros da CPI: neste momento, a barragem não oferece nenhum tipo de risco de rompimento.

“Desde abril, quando a CPI foi instalada, ouvimos diversas autoridades, entre elas Ministério Público, Agência Reguladora, Consórcio PCJ, a empresa que administra a barragem (CPFL Renováveis), prefeitos e secretários. Eles foram unânimes em dizer que a barragem não oferece nenhum risco de rompimento que possa causar algum dano aos moradores das cidades de Americana, Limeira, Piracicaba e entorno. Por isso, nosso relatório vai ao encontro dessas afirmações”, explica Rafa.

O relatório aponta ainda uma outra problemática que surgiu no decorrer dos trabalhos: a questão ambiental, da despoluição da represa. “Quando recebemos na CPI o promotor de Justiça de Americana/SP, Ivan Carneiro Castanheira, assumimos o compromisso de fiscalizar e cobrar das cidades que despejam esgoto um plano de ação e vamos fazer isso por meio da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais, na qual sou presidente”, afirma Rafa.

O presidente da CPI, deputado Roberto Morais parabenizou os trabalhos de todos os colegas, que ao longo dos últimos oito meses não pouparam esforços para a investigação que surgiu após uma reportagem da TV Bandeirantes em que apontava risco de rompimento na barragem. “Conseguimos com seriedade e investigação mostrar que a reportagem que originou os trabalhos foi sensacionalista, levando pânico para os moradores da cidade de Americana e do entorno, mas graças a Deus a CPI cumpriu seu papel de analisar todos os fatos e aprovar um relatório conciso e que mostra a verdade”, finaliza o presidente da CPI.

Além de Rafa e Morais, a CPI tinha como vice-presidente o deputado Dirceu Dalben e como membros os deputados Adalberto Freitas, Luiz Fernando Ferreira, Cezar, Rogerio Nogueira, Ricardo Madalena, Marcio Nakashima.

Deputados na última reunião da CPI da Barragem de Salto Grande: relatório aprovado não aponta riscos de rompimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *